[Presos] jornadas libertarias de protesto 2005

Federacao Anarkista do RS rsbandeirapreta at yahoo.com.br
Tue Jan 4 18:44:27 CET 2005


JORNADAS LIBERTÁRIAS DE PROTESTO!

 PORTO ALEGRE (26 a 31/01/2005).

 

CONTRA TODAS AS MISÉRIAS: PELO DIREITO A MANUTENÇÃO DA VIDA!

 

 

"TODA E QUALQUER PRESENÇA DO ESTADO SIGNIFICA REPRESSÃO"

 

FORUM SOCIAL MUNDIAL: A FRAGMENTAÇÃO DA LUTA CONTRA O CAPITALISMO OU VÃO-SE AS MÃOS E FICAM OS ANÉIS!

 

 

A necessidade de legitimação do Estado através da destruição das organizações de proteção e de auxílio mútuo dos trabalhadores é hoje uma realidade concreta e construída historicamente. Sua força militar destrói todas as iniciativas e tentativas por parte dos trabalhadores de solucionar suas carências. 

O maior exemplo disto está hoje no chamado Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, que nasce da repressão ao movimento sindical através da destruição e apropriação do patrimônio das Instituições sociais dos trabalhadores.- A idéia "da contribuição de todos para todos" não é uma idéia que surge no Estado ou da burguesia social-democrata e sim uma necessidade de apoio mútuo construída pelos trabalhadores através das suas Caixas de Pecúlio e das Sociedades de Socorros Mútuos (Hoje por ti, amanhã por mim). Destruída pelo Estado, privatizada e transformada em mercadoria. 

A contraposição à luta de classes pela elite se faz através da difusão do ideal da Cidadania. Ideologia da suposta igualdade no acesso aos recursos do Estado, no qual este se coloca como o único provedor de qualquer seguridade. Leia-se: educação, direitos humanos, água potável, combate a pobreza, erradicação da fome, habitação, saúde, educação, saneamento básico, igualdades de gênero e raça, violência...

A forma de disputa política por estes recursos é também demandada pelo próprio Estado. Assim se deu na destruição do sindicalismo revolucionário da Confederação Operária Brasileira – C.O.B. na década de 30 e a implementação do sindicalismo oficial (CUT, FS, CGT, SDS, CAT) fragmentado e atrelado à burocracia estatal. Com a conseqüente perda da hegemonia dos trabalhadores revolucionários na reivindicação de direitos que hoje são reconhecidos mas que não são atendidos intencionalmente pelo Estado, através do argumento da suposta falta de recursos.

Não bastando isso, implementa-se agora uma nova fragmentação. Na falta de personalidade e ideologia própria que as justifiquem, roubam o linguajar, as idéias, as lutas e a instituição libertária através das finalidades especifistas, montada via falsos discursos de apoio mútuo, democracia direta, economias solidárias e de transformação social. Com esta prática financiada por recursos estatais destacam-se as Organizações Não Governamentais – ONGs, Cooperativas, Igrejas, Partidos Políticos, Empresas e Movimentos Populares que amortecem e fragmentam a disputa pela riqueza social apropriada pelo Estado.

A organização dos Fóruns visa esta finalidade. Financiada e controlada diretamente pelo Estado e pelos grupos hegemônicos do capitalismo internacional, o Fórum Social Mundial, como exemplo prático, é a própria instância legitimadora da nova ordem da distribuição dos recursos. Agora o capitalismo se coloca como provedor de qualquer forma de participação na riqueza social. É o próprio capitalismo determinando as formas de acesso aos recursos do Estado. 

Outro exemplo é o Orçamento Participativo, construído em cima das organizações comunitárias e movimentos populares impõe uma lógica de organização às populações periféricas por disputas de recursos (migalhas), aos quais perante este próprio Estado, são direitos constitucionais e universais de cada cidadão. 

Nesta lógica, enganam-se todos aqueles que buscam com essa prática uma revolução social pois com isso legitima-se o Estado e se fortalece o capitalismo.

Por isso conclamamos o não comprometimento com esta ordem através do boicote ao Fórum Social Mundial!

Tão só a Greve Geral e Revolucionária pode destruir o capitalismo!  

 

COMITE LIBERTARIO CONTRA A CARESTIA

 

FARGS - Federação Anarkista do RS (MLB -Movimento Libertário Brasileiro)

SINDIVARIOS - Sindicato dos Trabalhadores em Artes, Artesanato e Ofícios Vários de Porto Alegre 

(FORGS - Federação Operária do Rio Grande do Sul/Confederação Operária Brasileira/Associação Continental Americana de Trabalhadores/Associação Internacional dos Trabalhadores)

 
Y VOLVAMOS A NASCER!

__________________________________________________
Converse com seus amigos em tempo real com o Yahoo! Messenger 
http://br.download.yahoo.com/messenger/ 
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: /pipermail/presos/attachments/20050104/b7932def/attachment.htm


More information about the presos mailing list